Tradução Automática

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

domingo, 19 de setembro de 2010

Liberdade?

De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.
O desejo de liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situações como: a escolha da profissão, o casamento e o compromisso político ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma decisão responsável quanto a seu próprio futuro.
Mas até qual ponto vai nossa liberdade? estamos submisos a nossa cultura, entrelaçados em paradigmas culturais que ditam nossa forma de pensar.
Do ponto de vista legal, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. Uma sociedade livre dá condições para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade. Em 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que engloba os direitos e liberdade que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera que devam ser os objetivos de todas as nações.
A capacidade de raciocinar e de valorizar de forma inteligente o mundo que o rodeia, é o que confere ao homem o sentido da liberdade entendida como plena expressão da vontade humana.
Teorias filosóficas e políticas, de todos os tempos, tentaram definir liberdade quanto a determinações de tipo biológico, psicológico, econômico, social etc. As concepções sobre essas determinações, nas diversas culturas e épocas históricas, tornam difícil definir com precisão a idéia de liberdade de uma forma generalizada.
Muitas vezes temos a vontade de expressar algum tipo de opinião, a qual muitas vezes é mal vista por outras pessoas ou simplesmente temos medo de divulgá-la pois não sabemos exatamente o que podemos falar e nos portar perante algumas situações as quais dividem muitas opiniões, assim temos medo de que tenhamos algum tipo de repreensão por causa de algum tipo de argumento transmitido.
Numa concepção mais radical a liberdade seria uma ilusão? se a condição literal da palavra liberdade é não ser submetido ao domínio de outro, isso seria na verdade uma útopia, já que somos seres em constante aprendizado, aprendendo sob a ideia de terceiros influenciados pelas mesmas, levando em conta o meio cultural no qual vivemos ditando a forma "nomal" de pensar, vestir, comer, agir etc. Então onde esta a liberdade ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário